Hors-champ
"C'est d'après le roman d'Alberto Moravia.
Il y a Brigitte Bardot et Michel Piccoli.
Il y a aussi Jack Palance et Giorgia Moll.
Et Fritz Lang.
Les Prises de vue sont de Raoul Coutard.
Georges Delerue a écrit la musique.
Et le son a été enregistré par William Sivel.
Le montage est d'Agnès Guillemot.
Philippe Dussart c'est occupé de la régie avec Carlo Lastricatti.
C'est un film de Jean-Luc Godard.
Il est tourné en Scope et tiré en couleur par GTC à Jouinville.
Il a été produit par Georges de Beauregard et Carlo Ponti, pour les sociétés
Rome-Paris Films, Concordia, Compagnia Cinematograffica Champion à Rome.
'Le cinéma', disait André Bazin, 'substitut à notre regard un monde qui s'accorde à nos désirs.'
«Le Mépris» est l'histoire de ce monde."
[Au générique.]
[Et puis, à la fin:]
SILENZIO!
Il y a Brigitte Bardot et Michel Piccoli.
Il y a aussi Jack Palance et Giorgia Moll.
Et Fritz Lang.
Les Prises de vue sont de Raoul Coutard.
Georges Delerue a écrit la musique.
Et le son a été enregistré par William Sivel.
Le montage est d'Agnès Guillemot.
Philippe Dussart c'est occupé de la régie avec Carlo Lastricatti.
C'est un film de Jean-Luc Godard.
Il est tourné en Scope et tiré en couleur par GTC à Jouinville.
Il a été produit par Georges de Beauregard et Carlo Ponti, pour les sociétés
Rome-Paris Films, Concordia, Compagnia Cinematograffica Champion à Rome.
'Le cinéma', disait André Bazin, 'substitut à notre regard un monde qui s'accorde à nos désirs.'
«Le Mépris» est l'histoire de ce monde."
[Au générique.]
[Et puis, à la fin:]
SILENZIO!
[Samuel van HOOGSTRATEN, "Vue d'intérieur", ou "Les Pantoufles" (título tradicional dado no séc. XIX), entre 1654 e 1662. No Museu do Louvre, doado em 1932, como um Vermeer, pela princesa Louis de Croÿ. No séc. XIX pensou-se que se tratava de um pastiche do séc. XVIII ou inícios do séc. XIX, enquanto outros achavam que era um quadro de Pieter de Hooch, chegando ao cúmulo de inscreverem as iniciais deste.
O quadro dentro do quadro parece a "Admoestação parental" de Ter Borch (1654), mas nem tudo o que parece é, e, segundo parece, o parecer dos peritos mais recentes é de que se trata de uma reprodução de um quadro de Caspar Netscher, discípulo de Ter Borch, que terá feito uma versão no mesmo ano ou seguinte. Mas nada disto é líquido, pelo que proponho a confrontação e juízo a vossas excelências aqui e aqui.]
O quadro dentro do quadro parece a "Admoestação parental" de Ter Borch (1654), mas nem tudo o que parece é, e, segundo parece, o parecer dos peritos mais recentes é de que se trata de uma reprodução de um quadro de Caspar Netscher, discípulo de Ter Borch, que terá feito uma versão no mesmo ano ou seguinte. Mas nada disto é líquido, pelo que proponho a confrontação e juízo a vossas excelências aqui e aqui.]
Sem comentários:
Enviar um comentário